Pois é com este intuito que O Almophariz surge agora na blogosfera. Vamos conhecer, vocês e eu, um pouco mais do universo dessa profissão tão linda, e as demais ciências que a envolvem. Até porque, não é o objetivo deste blog, um único foco. Da mesma forma que a Engenharia depende, por exemplo, da Matemática e da Física; o Direito, da História e da Política; a Farmácia vai muito além da Química, da Biologia e do balcão da drogaria da esquina.
"Mas peraí, Priscila, o que danado é Almofariz??
Imagem daqui. |
Esse simpático recipiente da foto, acompanhado de um pilão (o Pistilo), é utilizado nos processos de pulverização, trituração e mistura de drogas vegetais, sais e outros pós de grande volume. Podem ser de ferro, bronze, mármore ou porcelana (como o da foto acima). Também é conhecido como Gral ou Morteiro, e seu uso é bem proeminente em laboratórios de Química, e em farmácias de manipulação.
Assim, O Almophariz será um instrumento de mistura de diversos conhecimentos, ideias e até algumas "viagens na maionese", que podem resultar numa forma bem gostosa de estudar Farmácia. Bora?
O santo gral : )
ResponderExcluir[]s,
Roberto Takata
Olhaê, quanta honra o espaço de comentários aqui do Almopha sendo inaugurado por um ScienceBlogger! rsrs
ResponderExcluirSeja bem vindo, e olha, bota "Santo Gral nisso, viu?!"
Bjs!