quarta-feira, 11 de julho de 2012

Detecção de Trypanosoma cruzi - Manual (gratuito!) para Laboratoristas

Sempre que se fala em doenças como Malária e a Doença de Chagas, eu lembro do quanto é triste mas é verdade saber que ainda não há um maior interesse, da parte dos maiores detentores científicos e financeiros do mundo, na Pesquisa e Desenvolvimento de fármacos, para o tratamento das doenças negligenciadas em geral; tão somente por não serem consideradas tão lucrativas como, por exemplo, medicamentos contra Diabetes, Hipertensão, ou mesmo as "life style drugs" - que são medicamentos destinados à melhoria e manutenção da qualidade de vida. Exemplo: Citrato de sildenafil, o bom, BLOCKBUSTER, e não tão velho Viagra®.

Enquanto a gringaiada não se interessa em pesquisa relacionada a doenças quase que, ou exclusivamente de países tropicais e, não desenvolvidos como os deles porque não dá lucro nenhum, o Brasil segue firme e forte nas estratégias tecnológicas e científicas, visando o combate a esses males, que fazem parte do retrato da desigualdade no Brasil e em outras partes do planeta; uma vez que as doenças negligenciadas, em geral, são endêmicas em populações de baixa renda.

E é nessa intensa maratona, em busca de soluções para a saúde da população mais carente, que o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), vinculado ao Ministério da Saúde, lançou na última sexta- feira, 6 de julho, a segunda edição do "Manual de Capacitação na Detecção de Trypanosoma cruzi para Microscopistas de Malária e Laboratoristas da Rede Pública". Um material imprescindível para os coleguinhas que trabalham com diagnóstico. “O manual é importante porque prepara microscopistas da área de malária para diagnosticar casos agudos da doença de Chagas na Amazônia brasileira. Com isso, é possível diagnosticar em torno de 200 casos agudos por ano”, avalia o pesquisador e chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias, José Rodrigues Coura. Segundo o blog do Ministério da Saúde, a publicação foi produzida a partir da estrutura de cursos realizados nos nove estados da região amazônica.


Clique aqui (também) para baixar


Ainda, conforme explicação do Blog da Saúde, o módulo 1 (teórico) apresenta o curso e aborda temas como: Doença de Chagas e seu agente etiológico, Diagnóstico laboratorial – Uma abordagem geral, Conduta com o indivíduo infectado e notificação, Caracterização do T. cruzi. No módulo 2, teórico e prático, estão incluídos os itens Diagnóstico parasitológico do T. cruzi e aulas teóricas e práticas são expostas. O módulo 3 finaliza o manual com conteúdo teórico e prático, definindo a Identificação, biologia de triatomíneos e métodos de coleta, contando também com aulas teóricas e práticas.

Podem baixar à vontade, que é "digrátis", pessoal! E não apenas aos laboratoristas - recomendo a todos os estudantes, profissionais, e curiosos das áreas relacionadas.

Fontes: Fiocruz e Blog da Saúde.
Links recomendados (além dos citados acima):
Portal da Saúde - Doença de Chagas
Doenças Negligenciadas - INCT-IDN

Té, meu povo!!




3 comentários:

  1. o que se passa na cabeça de uma grande rede de farmácia, sobre as DN "Eu, gastar bilhões e bilhões de dólares pra desenvolver um fármaco, pra vir um país como o Brasil e quebrar a patente? Nem a pau."

    ResponderExcluir
  2. E o buraco é ainda mais embaixo: as grandes farmacêuticas deixam de investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas DNs, simplesmente por não atingirem o mercado mundial (somente em uma parte ou outra do mundo - venderiam pouco); e por se tratar de doenças que atingem só a população carente, que obviamente não poderá pagar o suficiente pelo produto. Não deu dinheiro, eles não querem produzir. Safadeza, né?

    ResponderExcluir
  3. Um dos primeiros nobéis de medicina (na verdade, o segundo) foi para trabalho sobre malária:
    http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1902/
    ---------

    Mesmo com esse histórico de mais de um século, é uma área que não avançou como necessário. (E esses interesses esporádicos se dão quando os americanos e europeus se aventuram nos trópicos - abertura do Canal do Panamá, Guerra do Vietnã, colônias na África e no sul e sudeste asiático...)

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir